Fazendo um aquecedor solar de água com Garrafa Pet

Depois de um certo tempo pesquisa, resolvi começar a fazer nesta semana meu aquecedorzinho solar de água de baixo custo, reaproveitando alguns materiais recicláveis, como garrafas pet e caixas de leite Tetra Park.

Este projeto de “código aberto” foi primeiramente pensado pelo Sr. Alano, da cidade de Tuburão em Santa Catarina e parece a primeira vista bem fácil de se montar a partir do modelo mais do que sistematizado que está disseminado na internet em vários sites. Fiz uma coletânea de links aqui.

Aqui um vídeo do Sr. Alano falando sobre o aquecedor:

Embora tenha encontrado este projeto há pelo menos 4 anos atrás na net, só agora tive coragem de ir a luta (filho da pátria), vendo outras pessoas que estão fazendo e tendo resultados positivos, como pude ver neste post do “Dr. Chicletinho”.

Outro fator que me animou foi ter encontrado e conhecido uma coperativa de catadores de recicláveis nas próximidades de casa. Lá falei com alguns catadores e me espantei em saber que eles conheciam o projeto. Uns até já tinham pensado em fazer algumas modificações no projeto do Sr. Alano, porém nenhum deles havia construido o tal coletor. Achei então que seria uma grande oportunidade de disseminar este projeto aqui em Sorocaba.

Me parece interessante a idéia de após construir o meu aquecedor, realizar uma oficina com esses catadores para que eles consigam também fazer seus próprios aquecedores ou até mesmo que eles consigam disseminar o projeto em seus bairros.

Mais um input positivo pra realizar o projeto veio de meu pai que se amarra em construir aquecedores, trocadores de calor e pesquisar fontes de energia alternativas as tradicionais.

Da minha parte então, prometo compartilhar minha experiência na construção desse aquecedor nesta wiki que criei:

http://wiki.richieri.com

Já comprei parte do material pra fazer o projeto. Comprei inclusive os recicláveis da Cooperativa, 100 garrafas Pet Cristal. Tudo muito baratinho, até agora gastei uns R$ 50,00 entre canos, recicláveis e outras coisas. Acredito que o total de materiais do projeto será de R$ 250,00, mas comentarei isto depois de finalizar o projeto pra passar um valor real.

Aproveito também pra sugerir a leitoral dos post do “Dr. Chicletinho” sobre o assunto:

http://drchicletinho.blogspot.com/search/label/Aquecimento


[paypal text=”Gostou deste artigo? Você pode me pagar um cafezinho e ajudar a manter este blog clicando aqui :-)” email=”richieri@gmail.com” title=”Contribuicao voluntaria para o site Richieri.com” amount=”2″ currency=”USD” /]