Ubuntu 11.04 no Dell Vostro 3450 com placa Radeon 6330M – parte 2Ubuntu 11.04 on Dell Vostro 3450 with Radeon 6330M – part 2

Este post substitui as dicas que dei no primeiro post relacionado ao assunto. Naquele post, a dica para inicializar o laptop era desativar um recurso chamado modeset, colocando uma flag na inicialização do sistema “radeon.modeset=0”.

O problema é que desativando este recurso, o laptop fica um pouco mais lento e alguma funções adicionais do sistema param de funcionar.

A segunda solução que encontrei, e a melhor até agora, é a seguinte:

Depois de instalado, para realizar o primeiro boot com o sistema, na tela de escolha do sistema operacional (o famoso Grub), pressione “e”. Uma tela de edição abrirá. Digite no fim da linha onde está o parametro quiet splash (ou algo assim):
radeon.modeset=0

Pressione Crtl+X e o sistema inicializará.

Em seguida, vamos impedir o carregamento automático da placa de video Radeon adicionando-a num blacklist de modulos que são reconhecidos automáticamente. No terminal, digite:

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf

Na ultima linha do arquivo, escreva o seguinte:

blacklist radeon

Salve o arquivo. Em seguida, vamos fazer com que o modulo seja carregado posteriormente a inicialização básica do sistema. No terminal digite:

sudo gedit /etc/rc.local

Após a linha “# By default this script does nothing.” digite o conteúdo abaixo:

modprobe radeon
chown root:plugdev /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
exit 0

Salve o arquivo e reinicie o computador. Isso deve ser o suficiente para que o sistema suba da maneira correta, sem desativar o modeset da placa.This post overwrites the tips I gave on this first one. On that post, the tip was start the laptop disabling a featured called “modeset”.

The problem is that disabling it makes the laptop slower and disable some other interesting features like GPU switching.

The second way I found, and the best one, is the following:

After the system is installed, press “e” when you get Grub screen when you boot it first time. A boot options editor will open and you should add the line below after the param quiet splash:

radeon.modeset=0

Press Crtl+X and the system will boot up.

After that, we need to block the automatic load of radeon module adding it to a blacklist. Open Gnome-terminal and type:

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf

In the end of the file, type:

blacklist radeon

Save it. After that, we need to make the system load the module in a second moment of the boot process. Type in gnome-terminal:

sudo gedit /etc/rc.local

After the line “# By default this script does nothing.” type this:

modprobe radeon
chown root:plugdev /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
exit 0

Save the file e reboot the system. This may be sufficient to the system work out without disabling radeon modeser.

9 ideias sobre “Ubuntu 11.04 no Dell Vostro 3450 com placa Radeon 6330M – parte 2Ubuntu 11.04 on Dell Vostro 3450 with Radeon 6330M – part 2

  1. Adriano

    Bom dia. Estou passando por uma batalha… Dell Vostro 3450 i5-2520 Radeon HD6630M X Ubuntu 11.04!!!
    Muito interessante seu post! Parabéns pela iniciativa!
    Sou novato… Chegou a instalar o Catalyst???

    Responder
    1. Ronaldo Richieri

      não não. Nada de Catalyst por aqui =\ O sistema até instala automaticamente, mas por alguma razão o bendido driver oficial não sobe! Se descobrir, dá um toque pra gente!

      Responder
  2. Vinicius

    Ae Ronaldo,

    Meu Vostro 3450 chegou e instalei o Oneiric Beta 1, não tive problemas com a placa de video, porém só está funcionando a Intel, nada de Radeon. O sistema ainda está instável, com alguns crashes, mas está usável.

    O hibernate não funciona, o suspend é executado toda vez que baixa a tampa do notebook (não tem como configurar isso ainda), nada de fingerprint reader.

    Queria te perguntar algumas coisas… Tua webcam é ruim (em relação a cores)? Qual temperatura que teu notebook trabalha no Linux? O cooler fica o tempo inteiro ligado? Quanto tempo o ubuntu indica que sua bateria vai durar (aqui só dá 1:41 e ele cai o tempo de 5 em 5 minutos)?

    Responder
    1. Ronaldo Richieri

      Olá. Tentei instalar o Oneiric Beta 2 mas deu varios crashs! E o coler ficou o tempo todo ligado. Pra ele não ficar ligado vc tem que desabilitar a radeon quando não estiver utilizando-a:
      echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch

      Preferi manter o 11.04 e na versão de 32bits e dar uma atualiza para o kernel mais recente. Para isso adicionei o repositorio de kernels PPA:
      sudo add-apt-repository ppa:kernel-ppa/ppa
      sudo apt-get update
      sudo apt-get upgrade

      Responder
  3. Emanoel

    Olá amigo so para informação, fui dar uma estudada nesse caso é o seguinte é porque o vostro 3450 que tem duas placas de video uma baixo processamento e outro para auto processamento ele usa um driver especial que contem tanto o driver intel e o AMD no pacote windows, para conseguir fazer subir no linux pelo menos no 11.04 em tiver que instalar o driver da placa da intel primeiro e depois o da amd e a foi de boa

    Responder
  4. chistian

    amigo, obrigado pelo post. estou com uma duvida.

    em sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf abre um arquivo e na ultima linha tem escrito ‘ blacklist amd76x_edac’. Eu escrevo ‘blacklist radeon’ na linha abaixo dessa ou ao lado, tipo ‘ blacklist amd76x_edac blacklist radeon’????

    obrigado

    Responder
  5. sergio

    eu to o ubuntu 12.04 e aparente mente o note estar usando a placa dedicada, porem sem o drive, acredito nisso pq o consumo de bateria esta muito auto para sem a intel
    eu queria saber se eu coloca ela na blacklist a placa q vai ser usada é a da intel e se ela vai consumir menos energia

    Responder
  6. Christian Prado

    Amigo, instalei o grub 2 e agora o ctrl+x não salva o radeon.modeset=o. como faço para ter o mesmo efeito? obrigado

    Responder

Deixe uma resposta